Institucional Geral

Prefeituras e Câmaras atendidas pela Visãoi recebem Selo de Transparência

Na última avaliação dos Tribunais de Contas foi concedido Selo Qualidade em Transparência. Os dados estão disponíveis no Radar Nacional de Transparência Pública, ferramenta eletrônica que divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o país. 


No Rio Grande do Sul, das 1.000 entidades avaliadas, apenas 98 foram reconhecidas como satisfatórias em transparência. “O primeiro passo para conseguir o Selo Qualidade em Transparência é ter um sistema que permita ao órgão público, seja prefeitura ou câmara, cadastrar as informações necessárias para atender às leis da Transparência e de Acesso à Informação. Mas, claro que não basta isso, é necessário um trabalho rigoroso das entidades para cadastrarem tudo que o Tribunal de Contas solicita”, explica Fábio Locatelli, gestor da Visãoi. 


Das prefeituras e câmaras reconhecidas no RS, 4 são clientes da Visãoi:

Câmara de Cruzeiro do Sul

Câmara de Igrejinha

Prefeitura de Teutônia

Prefeitura de Tupanciretã


Além destas, a Câmara de Cerquilho, SP, também recebeu o selo. “Estamos muito felizes por nossos clientes que receberam o Selo, que coroa o esforço de manter o site atualizado. Nossa ferramenta é adaptada para atender as exigências dos órgãos reguladores e estamos sempre à disposição para tirar as dúvidas de nossos municípios parceiros. Queremos muito comemorar no próximo ano mais conquistas com mais prefeituras e câmaras”, avalia o gestor.


Conheça o Programa  


O Programa Nacional de Transparência Pública promove ações voltadas à ampliação da transparência das informações do Poder Público, como a realização do Levantamento Nacional de Transparência Pública; desenvolvimento do Radar da Transparência Pública Nacional; e institucionalização de Mês da Transparência Pública Nacional, em novembro.  


Realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), pelos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), seu objetivo é examinar o nível de transparência ativa nos sites institucionais do Poder Público, nas três esferas de governo (União, Estados e Municípios). 


Após a análise dos técnicos dos Tribunais de Contas, cada portal é classificado conforme o percentual de critérios atendidos. Os sites que atenderem a 75% dos critérios receberão um selo de transparência (Diamante, Ouro ou Prata). 


Mais informações em radardatransparencia.atricon.org.br.